Gestão da Qualidade nos Processos Organizacionais

A Gestão da Qualidade proporciona melhorias nas empresas e melhora os níveis de satisfação de seus clientes. Quando é implantado um Controle de Qualidade na organização, o processo de melhorias de serviços é continuo e conta com a colaboração de todos.

É fato que para ter um controle melhor das operações há que  promover a qualificação e o desenvolvimento de uma equipe. É notória, nos clientes e parceiros, a percepção de credibilidade e o atendimento das suas perspectivas. É preciso ter uma padronização dos processos, fora isto o resto é apenas um sonho.

Pensando nesta lógica, a Empresta elaborou documentos escritos – os POPs; que descrevem como determinada atividade ou tarefa deve ser executada. Os POP são seguidos a risca, minimizando a ocorrência de falhas operacionais. Além de ganhos na empresa, observamos  o entendimento gerado com a prática e conhecimento de seus colaboradores, aumento da produtividade, redução de custos com retrabalho e redução de desperdícios.

Ao contrário do que muitos pensam, a padronização das operações não gera burocracia. Serve para aperfeiçoar a execução das atividades desde que estabelecida de maneira objetiva. Sem um padrão definido as tarefas ficam mais lentas, porque não há um padrão de como fazê-las. A padronização também não intimida a criatividade. Os processos são revistos a cada nova sugestão, fazendo com que o sistema tenha uma melhora contínua.

O Setor de Qualidade auxilia as pessoas no processo de tomada de decisões, garantindo reações rápidas as demandas do mercado e a adaptação constante da organização as mudanças do ambiente de negócio.
Não há como pensar em competitividade sem considerar a qualidade à frente do processo, que deve funcionar de modo integrado com os demais sistemas da empresa.

Em um mercado cada vez mais acirrado, a empresa que não define os padrões de sua operação, corre um risco enorme de não alcançar seus objetivos. Anteriormente os melhores projetos eram conquistados pelas empresas maiores. Hoje os projetos são dados às empresas ágeis e organizadas. Em síntese, a padronização é um dos pilares mais importante para empresas que desejam implantar sistema de gestão baseado na Qualidade.

Luciano Artiaga – Gerente de Qualidade da Empresta

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.