01 de Outubro – Dia do Idoso

Dia do idoso: Uma data para celebrar a vida!

A data de nossos queridos velhinhos, já foi 27 de setembro. Mas, desde de 2006, é celebrada em 1º de outubro, o Dia do Idoso no Brasil. Ela foi unificada a data de criação do Estatuto do Idoso, que é de 1º de outubro de 2003. O Estatuto do idoso inseriu a figura do idoso no âmbito de políticas públicas. Já o dia do idoso trouxe à tona uma reflexão sobre a situação do idoso na sociedade brasileira: questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria, são temas centrais.

As pesquisas recentes mostram que a população idosa tem aumentado rapidamente, tornando-se maior parte da população. Isso torna ainda mais importante a discussão, não só no dia do idoso. E como fazer desta fase da vida uma fase de alegria? O debate deve ir muito além do dia do idoso.

 

Dia do idoso: Para uma fase de alegria

A terceira idade é aquela de maior experiente, mais vivida, mais calejada. Momento que se pode e se fala tudo o que pensa, aos quatro cantos. É como se a experiência e tempo de vida chancelassem este direito a esta faixa etária.

Claro, que ser feliz é algo que varia muito de pessoa para pessoa e em qualquer idade. Mas, esta fase da vida pode ser muito prazerosa sim, como uma volta à infância, meio que sem querer. Uma espécie de recomeço, aos 60. Basta descobrir os prazeres dessa nova fase da vida e o cliché ‘’terceira idade’’ cairá por terra, passando a primeira idade, fase de alegria”. E assim, o dia do idoso será dia de farra, de celebrar esta fase tão especial de uma pessoa. Uma dica simples é não se tornar vítima das circunstâncias da idade.

Certamente o envelhecimento é uma condição biológica natural, mas deve se levar em conta, fatores como o ambiente, tipo/hábito de vida praticado pelo idoso quando mais jovem, além de aspectos sociais e financeiros (https://www.financaspraticas.com.br/pessoais/vida/terceira/). Tudo isso, interfere para um melhor ou pior momento nessa idade. Por isso, a Empresta toca neste tema tão importante para nosso público.

Pesquisas revelam uma faixa etária bem vivida, para idosos que permaneçam ativos e integrados socialmente. Momentos especiais em família, boa alimentação, atividades de lazer, atividades físicas e de esporte, são situações que deixam esta fase da vida ainda Bem Melhor. Estudar, fazer trabalhos voluntários, inserção no mundo tecnológico (por mais estranho que pareça), também são atividades (em alguns casos), mais eficazes que o uso remédios, muito comum nesta fase da vida. Abaixo, algumas dicas simples e que podem ser praticadas não só no dia do idoso, mas tornar-se rotina no dia a dia do idoso.

 

Dias para uma terceira idade feliz:

  • Prática de exercícios físicos e esportes (com orientação médica)
  • Caso use medicamentos, faça com disciplina
  • Viaje e passeie, sempre que puder
  • Estudar e fazer leitura diária
  • Atividade de lazer e dança
  • Fazer novas amizades
  • Atividades artesanais

 

Aqui na Empresta esta fase da vida é Bem Melhor!

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.