Saiba como começar a poupar

Todos nós sabemos a importância de ter uma reserva em dinheiro. Uma poupança  para emergências, poupar para comprar a casa, ter uma reserva para a viagem de férias… Juntar dinheiro pode ser um desafio para quem não tem o hábito de economizar, ainda mais para aqueles que têm dívidas.

Mas quantos de nós realmente conseguimos poupar no dia a dia? Culturalmente, apenas 30% dos brasileiros tem esse hábito.

Comece devagar.

Quem não tem o hábito de poupar deve separar uma pequena quantia por mês. Não precisa ser um valor alto. O importante é tornar isso uma rotina. A medida que a soma aumenta, cresce também a motivação para guardar mais.

Tenha Foco

Infelizmente, para muitas pessoas, não é tão fácil criar uma rotina de poupar. É necessário muita disciplina e foco. Anote os gastos. Pague as dívidas. Tenha objetivos. Estabeleça uma quantia para poupar.

Escolha como vai guardar o dinheiro. Bancos e outras instituições do mercado financeiro oferecem opções de investimento, por vezes vinculados a produtos, que garantem que essa reserva mensal. Veja abaixo algumas delas:

Consórcio
Para quem planeja comprar um imóvel ou um carro nos próximos anos, o consórcio é uma excelente forma de investir, mesmo sem disciplina. Esta é uma modalidade de compra programada, sem incidência de juros, com parcelas fixas e sem aporte inicial. Além de não ser necessário juntar uma grande quantia inicial, a carta de crédito mantém seu valor de mercado. Uma ótima opção de investimento em tempos de crise!
Previdência privada
Diante das últimas notícias sobre as mudanças na Previdência Social, aumenta a necessidade de buscar outra forma de garantir uma aposentadoria com independência financeira. Portanto, se não tem disciplina para economizar mensalmente um valor e investi-lo na aplicação de sua preferência, o melhor caminho é fazer um “investimento forçado” e contratar um plano de previdência privada. É muito importante optar por aquele que permita mudança para outra aplicação em caso de baixo rendimento.

 

Aplicações automáticas
Os grandes bancos costumam oferecer opções de investimento programado;  da velha e boa poupança à fundos. Basta fazer o agendamento pelo internet banking, preferencialmente para a data em que recebe seu salário. Por menores que sejam os valores, assim já é possível acumular o suficiente para não ficar no aperto em uma situação indesejada, como o desemprego.

 

O importante é começar!
Ter consciência da importância de guardar seu dinheiro é o primeiro passo. O segundo passo é ter disciplina e foco.  Não se preocupe em encontrar as aplicações mais rentáveis do mercado nesta fase.

Faça seu planejamento financeiro, saiba quanto pode poupar por mês e comece pelas opções mais seguras, como consórcio, previdência privada ou até mesmo aplicações de renda fixa ou Tesouro Direto. Com o tempo, você terá conhecimento e disciplina para fazer seu dinheiro render ainda mais!

 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.